sábado, 27 de Abril de 2024  23:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-10-2016

Navigator quer garantias de acesso a madeira para investir 200 milhões.



O grupo diz que a obtenção de um pacote de incentivos para o investimento de 120 milhões em Cacia já foi finalizada, mas falta esclarecer possíveis restrições de acesso a matéria-prima. O mesmo problema está a condicionar um projecto de 82 milhões na Figueira da Foz.

A The Navigator Company, designação adoptada este ano pela Portucel, ainda tem "questões por esclarecer" para decidir avançar com o investimento de 121 milhões de euros na fábrica de Cacia, que anunciou ainda em 2015. Na apresentação dos resultados do terceiro trimestre, o grupo recorda que a decisão de avançar com o projecto de construção de uma linha de produção de papel tissue (para papel higiénico, guardanapos ou lenços de papel) e respectiva transformação em produto final estava condicionada à concretização de um conjunto de factores.

Segundo refere, no caso da obtenção de um pacote de incentivos fiscais e financeiros "neste momento já se encontram finalizados". No entanto, como acrescenta, "subsistem ainda algumas questões por esclarecer relativas a condicionamentos de mercado assim como a possíveis restrições ao nível do acesso à madeira".

No âmbito do acordo a que o PS chegou com os Verdes para uma solução governativa, assumiu o compromisso escrito de travar "a expansão da área do eucalipto, designadamente através da revogação da lei que liberaliza a plantação de eucaliptos, criando um novo regime jurídico". No entanto, essa legislação não foi até agora revogada.

Em Agosto passado, a Navigator disse pretende tomar uma decisão final até final de Outubro relativamente ao investimento em Cacia que permitiria ao grupo aumentar a sua capacidade de produção total para 130 mil toneladas por ano.

Na altura, o grupo anunciou também que estava a desenvolver estudos de pré-engenharia com vista ao aumento de capacidade de pasta na sua fábrica da Figueira da Foz, de forma a atingir uma capacidade de 650 mil toneladas. Referia então que os estudos preliminares estão avançados, mas condiciona este investimento à verificação de um conjunto de pressupostos de natureza económico-financeira.

Na apresentação dos resultados do terceiro trimestre, a Navigator refere que os estudos de pré-engenharia foram finalizados, "concluindo favoravelmente para a viabilidade desta opção". Este projecto tem um valor de investimento global estimado em cerca de 82 milhões de euros e visa um aumento de capacidade de 70 mil toneladas por ano, para uma capacidade total de 650 mil toneladas de pasta BEKP. "No entanto, o avanço deste investimento encontra-se condicionado à verificação de pressupostos adicionais, em particular relativos à disponibilidade e acesso à matéria-prima".

Nos primeiros nove meses do ano, o grupo registou um agravamento no custo médio de aquisição de madeira.Segundo refere no comunicado, "apesar de registar uma melhoria do consumo específico, o aumento do recurso a madeira importada e a consequente deterioração do mix de abastecimento agravou o custo global de aquisição".

Para a Navigator, a importação de madeira ibérica e extra-ibérica continua a ser necessária para suprir as lacunas do mercado nacional, tendo a actividade florestal sido também afectada pelos incêndios ocorridos este Verão.

 

 

Fonte: Jornal de Negócios


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®